segunda-feira, 31 de julho de 2017

Pica Pau e os sete pecados

Olá a todos! Há algum tempo li uma matéria sobre um artigo de um acadêmico brasileiro sobre a relação entre o seriado Chaves e os sete pecados. Achei o tema particularmente interessante e tempos depois me veio a ideia de fazer algo parecido mas falando do Pica Pau. Quem não se lembra do pássaro de cabeça vermelha e corpo azul que aprontava todas e mais algumas? Woody Woodpecker (seu nome em inglês) é de longe o pássaro mais famoso dos desenhos animados que embalou a infância de muitos de nós. Vamos dar uma conferida?



AVAREZA

O quê você faria pra recuperar dinheiro perdido? Talvez alguém diga que depende do valor... Aqui vemos o pássaro tendo que obedecer às regras do local onde mora e tentando tomar um banho (pago, diga-se de passagem) e é onde ele perde 10 centavos, o que o deixa louco! Vamos conferir o que o Pica Pau foi capaz de fazer pra reaver seu rico dinheirinho.



GULA

São vários os episódios onde Woody come por dez ou vinte mas esse é um dos melhores. A única coisa que importa aqui é comer o máximo possível. Como é expulso da pensão por Leôncio ele vê uma forma de voltar e comer o quanto quiser: fantasiado de Clementina, uma dama fina e educada que balança o coração do solteirão. Descoberta a farsa, o dono da pensão tenta expulsá-lo de novo enquanto Pica Pau continua sua comilança desenfreada.



INVEJA

Dooley não tava mais dando conta do recado de fazer o rei rir e temia perder o emprego como bufão. Então o monarca viu o Cabeça Vermelha ao longe numa árvore e o idealiza como o novo bobo da corte ordenando ao servo que vá buscá-lo. Claro que ele não gosta nada da situação e tenta se livrar do ruivinho de todas as formas. Assim age o invejoso: lhe incomoda o fato de o outro ter algo e ele não e quer se apossar das coisas e da vida do outro, tentando diminuí-lo e destruir a vida do invejado.



IRA

Nesse episódio o Cabeça de Fogo tenta dormir pra participar de uma caçada que iniciaria às 5 da manhã. Mas quem disse que ele conseguiu? Claro que qualquer pessoa numa situação de passar a noite toda em claro com mil e um barulhos, luzes e cia ilimitada atrapalhando o que era pra ser uma bela noite de descanso ficaria irada mesmo, porém Pica Pau leva isso às últimas consequências.




LUXÚRIA

Uma linda mulher chamada Babalu dança hipnoticamente no intuito de atrair dois marinheiros desavisados que se divertem em um bar e ficam babando por ela, querendo beijá-la. Mas as intenções dela são as piores: levá-los em sacrifício a Vulcano e fazê-los virar churrasquinho, pois ele quer carne fresca; caso contrário, o povo de Babalu seria destruído por uma fortíssima erupção vulcânica. Assim é a luxúria: embora seja o pecado preferido de muita gente, às vezes pode levar quem a pratica à perdição.



PREGUIÇA

Gostar de pegar no pesado não é mesmo o forte do pássaro (pelo menos nos episódios mais antigos). Nos mais recentes (não aqueles dos anos 2000, me refiro aos dos anos 60 e 70) ele trampou em alguns. No episódio dessa lista ele se mostrou o próprio Sr. Preguiça: se aproveitou do que os outros acumulavam pro inverno e nada fez pra guardar comida. Dá pra imaginar o que aconteceu: o frio chegou e nosso amigo ficou sem um farelo pra pôr na boca.
 


SOBERBA

Sabem a velha máxima de que 'quem tudo quer tudo perde'? Ou aquela que diz que 'a soberba precede à ruína'? Assim foi com o Pica Pau: extremamente confiante que tinha bastante comida e que o tempo permaneceria bom ele nem se preocupou quando os outros animais disseram ir para o Sul a fim de fugir do grande frio que se aproximava. Já em casa, depois de quase virar picolé, ele enfrentou um tornado que estava do lado de fora dizendo que tinha bastante comida. Então o fenômeno da natureza invadiu sua casa e levou tudo! Sua soberba o levou a não ter absolutamente nada com que forrar o estômago.





Talvez vocês não concordem com alguns dos episódios listados mas se pensarem bem verão que fazem todo o sentido. Por quê escolhi os antigos e não os recentes? Por uma simples razão: os antigos são os que marcaram minha infância e são infinitamente melhores que os novos, apesar de que os novos tem episódios bons. Espero que tenham curtido essa lista curiosa. Acho que daria até um artigo acadêmico como o que o professor brasileiro (pós-doutorado de História, Ademir Luiz é o nome dele. Quem quiser dar uma olhada, veja o link http://www.vix.com/pt/bbr/1430/o-que-chaves-tem-a-ver-com-os-7-pecados-capitais) fez relacionando os 7 pecados com o Chaves. Espero que lhes seja aprazível. Até mais, pessoal!

Um comentário:

Poste seu comentário aqui.