Olá a todos! Depois de séculos de hiato (aleluia!) vou postar um texto hoje. Fala sobre a efemeridade da beleza física. No mundo hodierno vemos mil e um métodos de rejuvenescimento: lifting (procedimento para eliminar rugas da face e do pescoço), peeling (que estimula a regeneração dos tecidos), lipoaspiração, lipoescultura... o escambau! E o que as mulheres fazem nos cabelos então? Pintar, alisamento japonês, escova de chocolate, escova de vinho, mechas californianas... o escambau! A busca constante pela beleza perfeita gera uma corrida desenfreada aos consultórios de cirurgia plástica. Põe daqui, tira de lá; tira de lá, põe daqui E quando cirurgias plásticas não eram a solução para retardar o envelhecimento aparente? Recorriam-se a meios um tanto quanto extravagantes para ter sempre uma bela aparência.
Linda a moça da foto, não é? Ela era Isabel Amália Eugênia da Baviera, mais conhecida como 'Sissi', imperatriz da Áustria e rainha da Hungria. Todas as suas fotos são de quando era jovem (ela tinha horror à velhice). Bela, dedicava três horas por dia a pentear os longos cabelos que lhe chegavam aos pés. Para manter a pele bonita, ela usava máscaras faciais feitas de morangos prensados ou dormia com bifes no rosto. Sissi tinha uma verdadeira obsessão pelo seu peso: tinha o costume de se pesar três vezes por dia. Pesava cerca de quarenta e cinco quilogramas e tinha 1,73 metro de altura, o que não é considerado atualmente saudável pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Fazia dietas rigorosas, passando dias à base de sopa e frutas ou recusando-se a comer alimentos sólidos, que eram, como pedia aos seus criados, espremidos. Pensava que choques térmicos poderiam ajudá-la a emagrecer e, por isso, tomava banhos de vapor e, em seguida, mergulhava-se em banhos de água fria. Tinha também o hábito de coleccionar fotografias de mulheres bonitas, comparando-as consigo mesma. Por volta de 1895, foi diagnosticada com desnutrição e problemas pulmonares.
Como se vê, ela tinha verdadeira obsessão por beleza e juventude.
E o que essa outra mulher fez??? Dispensa comentários!
Seu nome é Jocelyn Wildenstein. Ela não era uma mulher bonita, mas também não era feia. Um dia resolveu fazer uma plástica pra ficar com olhos parecidos com os de uma gata. Daí não parou mais e o resultado é o que se vê na foto aí em cima. Plásticas não devem ser feitas a torto e a direito, ou o resultado pode não ser o esperado, mas sim o seu oposto.
Lipoaspirações e lipoesculturas: às vezes não conseguimos nos livrar de alguns 'pneus' que teimam em não nos largar. Nem mesmo com exercícios! Então o jeito é ir ao consultório recorrer ao consultório recorrer a esses procedimentos estéticos. Falando em exercícios, já ouviram falar em vigorexia? Quanto mais a pessoa malha mais quer malhar. É como se fosse uma espécie de anorexia, mas nada a ver com comida, e sim com ginástica (mas isso é assunto pra outro post).
Cirurgias, por mais simples que sejam, envolvem riscos e você deve procurar profissionais qualificados, habilitados, capacitados e autorizados pra realizá-las. Pesquise muito e pense mil vezes se você quer ou precisa mesmo passar pelo bisturi. Procure seu nome eseu registro no Conselho Federal, Estadual ou Regional (seja lá o que for). O profissional deve lhe esclarecer sobre o procedimento e pedir exames e mais exames, conversar com você sobre o histórico de saúde dos seus antepassados (afinal, vai que você tem alguma doença genética?), etc etc etc. A busca pela perfeição, levada ao exagero, leva a pessoa a se deformar e ter uma presença assustadora. Como dizia o filósofo, a perfeição está nos olhos de quem vê. Até mais, pessoal!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Poste seu comentário aqui.