Olá a todos! Inicio hoje uma seção interessante que trará alguns personagens desconhecidos da grande maioria mas que marcaram a História de uma forma ou de outra. Essa seção chama-se 'Gente que gostaríamos de ter conhecido' e inauguro com Giorgio Perlasca. Ele salvou 5218 judeus húngaros das garras dos nazistas durante a II Guerra Mundial. Aompanhemos.
Perlasca nasceu em Como (Itália) em 1910 e mudou-se com sua família para Maserà (também na Itália). Aderiu ao fascismo na adolescência, lutou na África Oriental (II Guerra Ítalo-Abissínia) e na Guerra Civil Espanhola (Corpo Truppe Volontari) mas desiludiu-se com o governo de Mussolini depois que a Itália se aliou à Alemanha baixando leis antissemitas e racistas. Mas vamos agora à história do seu grande feito.
Cena do telefilme italiano 'Perlasca - Un Eroe Italiano' |
Perlasca é preso na Hungria (onde trabalhava numa importadora), é socorrido pelo embaixador espanhol Ángel Sanz Briz e passa a trabalhar pra ele. Depois de algum tempo o governo da Espanha diz que o diplomata saia de Budapeste (capital húngara) o mais rápido possível. Então Sanz Briz se empirulitou do país e não deixou substituto. Aí veio o golpe de mestre do italiano: ele falsificou seus documentos e num passe de mágica se tornou o 'embaixador' espanhol Jorge. Convencendo os nazistas de que era o substituto do verdadeiro embaixador ele emitiu salvo-condutos a rodo à comunidade judaica da Hungria e transformou os imóveis da embaixada em 'casas seguras' onde escondeu, alimentou e protegeu 5218 pessoas. Com a expulsão dos alemães do território húngaro e sua ocupação pelos soviéticos, nosso amigo revelou seu maior brilhantismo: ele simplesmente queimou os documentos falsos, 'matando' Jorge e tornando-se novamente Giorgio. Então viveu modestamente na Itália sem revelar nem mesmo à família toda sua ação humanitária durante um dos períodos mais dolorosos da História. Nesse caso, os fins justificaram os meios!
Claro que as pessoas que ele salvou jamais se esqueceram sua benfeitoria. Ele foi encontrado na década de 80 e recebeu todas as homenagens e honrarias que mereceu (entre elas ser condecorado por Itália, Hungria, Espanha e Israel). Em Israel ele recebeu o título 'Justo Entre as Nações' e como todos os outros que receberam tal honraria teve uma oliveira plantada em sua homenagem e na Itália a emissora estatal italiana RAI exibiu em 2002, por ocasião do Dia da Memória, 'Perlasca - Un Eroe Italiano' (Perlasca - Um Heroi Italiano, em português), um telefilme sobre suas atividades durante o conflito, com o ator Luca Zingaretti no papel principal. Morreu em 1992 de ataque cardíaco.
Selo em homenagem a Giorgio Perlasca |
FONTES: Wikipédia (versões portuguesa e italiana) e revista Superinteressante (matéria 'Quando a arma era de papel', de junho de 2011).
Pessoas assim merecem nosso respeito sempre. São enviados dos Céus pra proteger os inocentes mesmo que não acreditem ou aceitem isso. Quando perguntado porque fez tudo o que fez ele respondeu com a fala que abre esse post. É de pessoas assim que o mundo precisa e está carente hoje em dia. Então, quem aí não gostaria de ter conhecido Giorgio Perlasca? Até mais, pessoal!