1 - CATARINA DE ARAGÃO, a primeira rejeitada
A espanhola ficou viúva do príncipe Artur, irmão mais velho de Henrique, quando este tinha 10 anos. Sete anos depois os dois se casaram com toda a pompa e circunstância. Até engravidou algumas vezes mas a única criança sobrevivente foi Maria, que depois se tornaria rainha. Morreu de câncer depois de desprezada pelo marido e ser trocada por uma de suas aias, além de não ter dado o menino que o rei tanto queria. O divórcio dos dois foi o principal estopim para o rompimento do soberano com a Igreja Católica e fez surgir a Igreja Anglicana, cujo chefe era o próprio rei.
2 - ANA BOLENA, ascensão e queda meteóricas
É sabido que o rei gostava muito dela e a preferiu à sua irmã Maria. Mas sua queda não tardou a acontecer... Quando Catarina passou dessa pra melhor e todo mundo vestia roupas de luto Aninha resolveu ir ao velório da ex-soberana de... amarelo! O que vocês pensariam ao ver alguém com uma roupa de cor alegre num evento tão triste? A reputação dela já não andava lá essas coisas mas depois dessa... Bem, choveram acusações (incluindo que ela teria um caso com Jorge, seu próprio irmão) e a rainha perdeu sua linda cabecinha na lâmina de uma espada. Na Inglaterra se usava machado nas execuções mas ela quis o método usado na França pois era uma rainha e não abaixaria a cabeça nem pra morrer! Foi interpretada por diversas atrizes, dentre elas a bela Natalie Portman (A Outra, 2008) e também bela Natalie Dormer na série de TV 'The Tudors'.
3 - JANE SEYMOUR, a mais amada
Talvez a única pela qual Sua Majestade tenha sentido algo parecido com amor. Acho que pelo fato de ela ter sido a única esposa a lhe dar o tão sonhado menino. O fato é que o rei era louco por ela e lhe concedia tudo quanto pedisse. Porém ela acabou morrendo no parto de Eduardo VI. Quando ela morreu o rei proclamou luto na Inglaterra durante um bom tempo e ele demorou até casar com a próxima da lista.
4 - ANA DE CLEVES, a 'bela' do retrato
Era uma vez um retrato que mostrava a cara de uma bela princesa... Henrique gostou do que viu e logo mandou chamar a beldade à Corte. Mas ao vê-la... descobriu estar noivo de um sapo! Ana tinha o rosto marcado pela varíola e (segundo o próprio rei) tinha outros atributos físicos nada, digamos, 'apetecíveis' e foi deixada tão virgem quanto a encontrou. Os dois foram amigos até a morte do soberano. Na série 'The Tudors' foi interpretada por Joss Stone (isso mesmo, a cantora do sucesso 'Right to be wrong').
5 - CATARINA HOWARD, tal e qual a prima Ana
A aia da anterior acabou atraindo a atenção do rei, que a cobria de joias e presentes. Tal e qual a história de outra Ana, a Bolena. Sabiam que elas eram primas? Bem, ela teve como favorito Thomas Culpepper, pois estava insatisfeita com o casório. A moça também perdeu literalmente a cabeça acusada de adultério assim como sua parenta, sendo executada na Torre de Londres. Reza a lenda que seu fantasma até hoje chama pelo marido na galeria do Palácio de Hampton Court, por onde teria tentado fugir.
6 - CATARINA PARR, a sortuda
Essa deu muuuita sorte! Não morreu de morte morrida nem de morte matada. Foi mais uma enfermeira que esposa de um rei velho, obeso e doente. Viúva duas vezes, ela tentou casar com Thomas Seymour (ex-cunhado de Sua Majestade) mas acabou virando rainha por não ter como recusar o assédio de Henrique. Fato é que depois de
FONTES: Wikipédia e blog Escândalos Reais.
O rei gostava tanto assim de Anas (2) e Catarinas (3) ou as pessoas não tinham criatividade pra nomear os filhos naquele tempo? Seja como for o soberano era PhD na arte de casar e descasar. Seis esposas não é pra qualquer um (mesmo sendo soberano de uma das mais antigas monarquias do mundo). Isso porque ele nem poderia fazer tantas exigências: além de ser feio como