segunda-feira, 30 de maio de 2016

Lucrécia Bórgia

Olá a todos! Hoje falarei sobre uma mulher considerada controversa e polêmica de fins do século 15/início do 16: Lucrécia Bórgia. Era filha ilegítima de Rodrigo Bórgia (que viria a se tornar Papa Alexandre VI) e irmã do déspota César Bórgia. A moçoila foi protagonista de umas polêmicas famosas até hoje (entre elas ter tido casos incestuosos com o irmão e até o próprio pai)!

Foto: medievalists.net

Nascida em 16/04/1480, era filha de uma das muitas amantes de Rodrigo, Vannozza dei Cattanei (que nomes tinha esse pessoal antigamente...). Quando completou 9 anos foi separada dos irmãos e entregue a Adriana de Mila para que esta cuidasse de sua educação. Em 1493 ela casou com Giovanni Sforza mas o casamento só se consumou tempos depois. Anos se passaram e Lucrécia casou mais duas vezes: com Afonso de Biscegli e Afonso d'Este. O primeiro foi assassinado por ordem do cunhado César e o segundo meio que a reabilitou (antes considerada uma envenenadora e incestuosa agora era considerada uma respeitável duquesa). Teve muitos filhos e morreu devido a complicações no parto de um deles (uma menina que morreu semanas depois). Há quem diga que o Infante Romano (como ficou conhecido Giovanni Borgia, assumido como filho tanto por Alexandre VI como por César na verdade seria filho de Lucrécia).

Holliday Grainger como Lucrécia na série The Borgias. Foto: damawsalonie.blogspot.com


Lulu (olha o nível de intimidade!) foi uma mulher amada por muitos e odiada por outros tantos. A nenhum parceiro foi fiel e teve romances febris. É como li certa vez: a castidade era reverenciada mas pouco praticada (porém não vou entrar no mérito da questão). Loucos por poder, sexo e tudo que os pudesse envolver (o que contribuiu muito para a má fama da moça, creio eu) os Bórgia era uma família pra lá de apimentada e sedenta.

Foto: História Viva (matéria Especial Segredos do Vaticano: a doce Lucrécia Bórgia)


Acreditam que por um breve período ela foi papisa? Oi?! Pois é: Lulu sentou-se no trono de São Pedro. A posteridade a apresenta como má, sem escrúpulos e afins porém muitos historiadores afirmam que é tudo lenda. Ela teria sido uma duquesa erudita, justa e politicamente hábil. Apesar de pertencer a família à qual pertencia ela era apenas um joguete no intrincado jogo político promovido pelo pai.
FONTES: Wikipédia, História Viva e blog Rainhas Trágicas.

Espero que curtam a história de Lucrécia! Até mais, pessoal!

4 comentários:

  1. Comentário sucinto e bem didático, que nos leva ao interesse histórico e documental da época, como também, nos incita à leitura e análise da obra em questão. Obrigado pela informação concisa.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário aqui.