Olá a todos! Hoje falarei sobre uma mulher considerada controversa e polêmica de fins do século 15/início do 16: Lucrécia Bórgia. Era filha ilegítima de Rodrigo Bórgia (que viria a se tornar Papa Alexandre VI) e irmã do déspota César Bórgia. A moçoila foi protagonista de umas polêmicas famosas até hoje (entre elas ter tido casos incestuosos com o irmão e até o próprio pai)!
![]() |
Foto: medievalists.net |
Nascida em 16/04/1480, era filha de uma das muitas amantes de Rodrigo, Vannozza dei Cattanei (que nomes tinha esse pessoal antigamente...). Quando completou 9 anos foi separada dos irmãos e entregue a Adriana de Mila para que esta cuidasse de sua educação. Em 1493 ela casou com Giovanni Sforza mas o casamento só se consumou tempos depois. Anos se passaram e Lucrécia casou mais duas vezes: com Afonso de Biscegli e Afonso d'Este. O primeiro foi assassinado por ordem do cunhado César e o segundo meio que a reabilitou (antes considerada uma envenenadora e incestuosa agora era considerada uma respeitável duquesa). Teve muitos filhos e morreu devido a complicações no parto de um deles (uma menina que morreu semanas depois). Há quem diga que o Infante Romano (como ficou conhecido Giovanni Borgia, assumido como filho tanto por Alexandre VI como por César na verdade seria filho de Lucrécia).
![]() |
Holliday Grainger como Lucrécia na série The Borgias. Foto: damawsalonie.blogspot.com |
Lulu (olha o nível de intimidade!) foi uma mulher amada por muitos e odiada por outros tantos. A nenhum parceiro foi fiel e teve romances febris. É como li certa vez: a castidade era reverenciada mas pouco praticada (porém não vou entrar no mérito da questão). Loucos por poder, sexo e tudo que os pudesse envolver (o que contribuiu muito para a má fama da moça, creio eu) os Bórgia era uma família pra lá de apimentada e sedenta.
![]() |
Foto: História Viva (matéria Especial Segredos do Vaticano: a doce Lucrécia Bórgia) |
Acreditam que por um breve período ela foi papisa? Oi?! Pois é: Lulu sentou-se no trono de São Pedro. A posteridade a apresenta como má, sem escrúpulos e afins porém muitos historiadores afirmam que é tudo lenda. Ela teria sido uma duquesa erudita, justa e politicamente hábil. Apesar de pertencer a família à qual pertencia ela era apenas um joguete no intrincado jogo político promovido pelo pai.
FONTES: Wikipédia, História Viva e blog Rainhas Trágicas. Espero que curtam a história de Lucrécia! Até mais, pessoal!
adorei a matéria, gratidão!
ResponderExcluirComentário sucinto e bem didático, que nos leva ao interesse histórico e documental da época, como também, nos incita à leitura e análise da obra em questão. Obrigado pela informação concisa.
ResponderExcluirAcima deixei o meu comentário.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir