terça-feira, 26 de março de 2013
Coruja
Olá a todos! Hoje venho de simbologia. Oba! Falar-lheis-ei sobre as corujas apresentando algo sobre elas. Espero que apreciem!
Esses belos e interessantes animais são alvo de intensa especulação mitológica. Elas têm sido associadas à sabedoria e ao conhecimento desde tempos imemoriais. A deusa grega Atena tinha uma como bicho de estimação sempre sobre seu ombro. Sua ave sempre lhe revelava as verdades invisíveis e tinha o poder de
iluminar o lado obscuro da deusa, capacitando-a a perceber toda a
verdade e não apenas aquela parcela da verdade que podia discernir sem
seu auxílio. Ela pode ver o que os outros não conseguem: a essência da verdadeira
sabedoria. Onde outros se iludem a coruja percebe com precisão (ótimo) o que
realmente ali se encontra. Desde então acredita-se que por sua alta capacidade de enxergar no escuro, ela seja uma profunda conhecedora dos segredos da noite. Seus grandes olhos voltados para a frente a permitem enxergar mais luz (uma quantidade 100 vezes a mais que o ser humano). Dizem alguns que se comer sua carne você adquire seus poderes sobrenaturais. Ao contrário do que se imagina, uma coruja não move a cabeça em 360º mas sim em 270º. Outra curiosidade pertinente sobre corujas é que elas não bebem água! Mas então como elas matam a sede? Simples: elas se hidratam com o sangue das presas. Na cultura romana seus gritos e chiados eram considerados de mau agouro e como que anunciadores da morte próxima (aliás, como muita gente na cultura ocidental ainda acaba acreditando até hoje...). Normalmente alimentam-se de insetos, aranhas, roedores e morcegos. Engole-os inteiros e depois vomita os pêlos e fragmentos de ossos. Seu voo é silencioso e possui hábitos notívagos. Sua prole é de geralmente 5 filhotes e quase sempre nidifica em árvores embora algumas espécies nidifiquem no solo. Seus filhotes conseguem sibilar (som das serpentes) quando atacados por predadores. Vivem em média de 15 a 20 anos. Se criadas em cativeiro desde filhotes são mansas e pousam na mão dos donos. Eu quero uma assim, e você?
Entre as mais famosas corujas está o Corujão, do desenho 'Ursinho Poof' e a Coruja do desenho 'O Pequeno Urso'. Mas creio que disparado o mais famoso exemplar da espécie seja Edwiges, a coruja mensageira de Harry Potter que tinha um apego maternal (talvez até visceral) a seu amo. Ela pode ser considerada uma coruja 'séria', de personalidade pouco
brincalhona. Ela tem o hábito de fitar, com piados, reprovadoramente, e
batendo em Harry com as asas - sendo mais "falante" que as
corujas-da-neve comuns, transmitindo seus sentimentos através de seus pios e mordidas, principalmente quando esta chateada com seu dono. Depois de anos de amizade e fidelidade a ave morre no último livro da série (trágico...).
Eis um filhote de coruja. Pela madrugada, feinho hein! Todos (ou pelo menos a maioria) conhecem a fábula da coruja que achava seus filhotes lindos (misericórdia!). Ela disse ao gavião que não comesse seus filhotes dizendo que eram os mais bonitos, mas que ele poderia comer os feios que encontrasse por aí (haja paciência...). Nisso, ela saiu. Quando ela voltou cadê os bonitinhos? Viraram jantar! O gavião viu as craturinhas feias e as devorou, pois havia tomado ao pé da letra a percepção de beleza da colega. Se isso aí é ser lindo imagine o feio! Daí surgiu a expressão 'mãe-coruja': aquela que sempre acha os filhos perfeitos.
Enfim, há os que amam e os que não amam esses interessantíssimos espécimes por diferentes razões. Símbolo de sabedoria, mau agouro, ou seja lá do que for, ela fascina a muitos e é carregada de simbologia. Assim como todo e qualquer animal ela merece todo nosso respeito e admiração. Até mais, pessoal!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Coruja não bebe água? '-'
ResponderExcluirNão bebe água? Isso é comprovado? Tenho 3 no meu quintal e fico preocupada pq o tempo está seco e não sei se posso colocar água perto do buraco q elas moram.
ResponderExcluirComo assim nao bebe água? A minha é anormal entao? Kkkk pois a minha bebe.
ResponderExcluirOlá, pessoal! Faz tempo que não posto nada, mas são coisas da vida. Devo dizer que vi em algum lugar que as corujas não bebiam água, mas devia ter pesquisado um pouquinho mais a fundo. Todo mundo erra, né? kkkkk! Corujas bebem água mesmo, já pensaram se assim não fosse? Desculpem qualquer coisa!
ResponderExcluir