Agripina: até que ela era bonita, né? |
A imperatriz Agripina nasceu numa região próxima à atual cidade alemã de Colônia no ano 15 d.C. Seu primeiro marido foi Cneu Domício Enobarbo, pai de Nero. Ao ser cumprimentado pelo nascimento do filho Lúcio (nome real do imperador) ele teria dito:
"Eu não acredito que qualquer coisa que tenha sido produzida por mim e por Agripina possa ser de alguma maneira ser boa para o povo".
Cláudio: caiu na lábia da sobrinha mesmo tendo sido casado tantas vezes... |
Depois de enviuvar pela segunda vez (ela havia casado com o orador Crispo, um homem riquíssimo divorciado de sua cunhada Domícia, a Velha) se casou com o tio Cláudio (a essa altura já no poder) mas antes ela se aproximou do casado Galba (que depois viria a se tornar sucessor de seu filho) porém a empreitada logrou: ela levou um tapa na cara da sogra dele na frente de outras mulheres casadas! Seu casamento não durou muito pois o imperador morreu e Agripina ficou outra vez
Chegamos agora à parte do 'enredo de filme'. Vou aqui juntar as três principais versões de como Nero tentou se livrar da mãe:
Nero: tudo em nome do poder! |
Primeiro ele a quis envenenar (se bem que isso era de praxe nas conspirações) mas mamãe Agripina sempre foi acostumada a tomar antídotos. Fracassou. Depois ele tentou uma engenhosa ideia: pôs um mecanismo no teto do quarto dela para cair e esmagá-la. Fracassou novamente. Depois pensou num barco que afundaria (putz!) durante a viagem. O barco começou a se desintegrar e uma amiga dela disse ser a imperatriz, sendo morta imediatamente. Agripina saiu a nado da embarcação. Entretanto o
Quantas emoções hein... Com um filho desses qualquer um ia pirar. Mesmo com um histórico como o dela ter um filho como Nero é um castigo que ninguém merece. Alguém aí já conhecia a história dela? Talvez sim, talvez não... Acho legal contar curiosidades não tão conhecidas da História, lembra um pouco o History Channel. Enfim, outro dia trarei outros personagens e suas incríveis histórias. Até mais, pessoal!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Poste seu comentário aqui.