|
Imagem: Facebook |
Olá a todos! Hoje quero falar de um assunto bem espinhoso. Às vezes boto o dedo nas feridas da sociedade pra fazer as pessoas pensar. Aliás um dos objetivos deste singelo blog é, além de entreter vocês, trazer à tona reflexões sobre algo relevante. Enfim, vamos logo ao que interessa: o assunto de hoje é estupro. Talvez alguém diga 'mas porquê esse assunto?' mas está na boca do povo devido ao aumento do número de casos no Brasil. Foi feita uma pesquisa pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) onde mostra que 58,8% dos entrevistados diz que as mulheres dão motivos pra serem abordadas. Pior: que mulheres que usam roupa curta ou decotada merecem ser atacadas. É o fim da picada! Usar o verbo merecer (dá até arrepios) é mostrar o pensamento machista e patriarcal que ainda impera. Em pleno século XXI ainda termos que ouvir coisas desse tipo é o cúmulo do absurdo. Como o que está ruim pode piorar (segundo a Lei de Murphy) muitas são as mulheres que concordam com isso. Dá pra acreditar nisso, produção?! Não é sua roupa que vai fazer de você uma santa ou uma devassa. Todo mundo sempre dá um jeito de rotular... Inclusive há protestos onde dizem que analogicamente um homem sem camisa estaria 'pedindo' pra ser estuprado. Não cabe a mim entrar no mérito da questão mas é triste saber que nossa sociedade ainda é tão retrógrada, antiquada e com pensamentos da Idade da Pedra! E é o cúmulo saber (nem Freud explica!) que quem mais deveria se indignar acaba concordando com tal ato. Sempre se ouve falar das histórias sobre o que acontece com o cara que vai preso por estupro (crime hediondo, artigo 213 do Código Penal) mas mesmo assim fazem. Levanto a pergunta: Caras, o que faz de vocês um homem? Seguramente não é apenas o fato de ter um pênis no meio das pernas... Existem outras coisas envolvidas no fato de efetivamente ser um homem. Saber tratar bem uma mulher e não rebaixá-la a tamanho grau de humilhação é uma delas. E às vezes isso acontece até mesmo dentro de casa.
NOTA: o IPEA divulgou que houve um erro de contagem mas isso não apaga os efeitos da polêmica causada.
Quem quiser se inteirar mais sobre o artigo 213 leia o link: http://www.dji.com.br/codigos/1940_dl_002848_cp/cp213a216.htm
|
Foi muito sofrimento pra um inocente só... |
Não posso deixar de citar aqui o caso de Heberson Oliveira. Ele era ajudante de pedreiro e foi acusado injustamente de ter estuprado uma criança. Foi preso apesar do retrato falado ser com-ple-ta-men-te diferente da descrição dele e violentado na cadeia. Hoje ele tem Aids e luta pra reconstruir sua vida destruída pelo erro que o fez pagar por um crime hediondo mesmo sendo inocente. Casos como o dele não são raros e existem muitos, erros judiciais existem aos montes.
Quem quiser se inteirar mais do caso de Heberson, leia o link:
http://napimentaria.com.br/heberson-eu-sinto-muito-preso-injustamente-pegou-hiv-na-cadeia-e-manaus-nao-quer-indeniza-lo/
Enfim, o assunto é mesmo espinhoso, triste, cruel e doloroso. Falei do Brasil mas é óbvio que não é só aqui que vemos tamanha brutalidade contra as mulheres. São tantos e tantos ao redor do mundo que fica difícil expor num único post. Elas merecem todo nosso respeito! As mulheres não merecem nem devem ser estupradas! Até mais, pessoal!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Poste seu comentário aqui.