segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Dica de Livro: O Morro dos Ventos Uivantes

Olá a todos! Que tal uma resenha de livro dessa vez? Já resenhei filmes aqui mas hoje trago uma obra da literatura. Ganhei de amigo secreto há algumas semanas o espetacular livro 'O Morro dos Ventos Uivantes' da inglesa Emily Brontë. Publicado em dezembro de 1847, é uma obra clássica da literatura universal. A história gira em torno da paixão avassaladora entre Heathcliff e Catherine Earnshaw. Essa incrível história nos é desvendada quando Lockwood, locatário da Granja da Cruz do Tordo, vai visitar Heathcliff, seu senhorio. Depois de cair doente ele pede a Nelly Dean, a caseira, que conte a história dele e do lugar. A partir daí se descortina uma fantástica e trágica história de amor e vingança.



Heathcliff é um menino cigano que foi levado ao Morro dos Ventos Uivantes (Wuthering Heights, em inglês) pelo Sr. Earnshaw, o proprietário, pai de Catherine e Hindley. O homem se afeiçoa ao filho adotivo despertando ódio, ciúme e inveja em seu filho natural. Com a morte de Earnshaw, Heathcliff é tratado por seu irmão de criação como um criado e o afasta da garota, pois ambos eram muito grudados. Numa ocasião, os dois conhecem a Granja da Cruz do Tordo (Thrushcross Grange, em inglês) e veem os irmãos Edgar e Isabella Linton. Catherine acaba ficando lá algumas semanas devido a um acidente e anos depois se casa com Edgar. No entanto Heathcliff a ouve dizer a Nelly que o ama mas que mesmo assim casará com outro! Imaginem a decepção...

Ele foge da propriedade e volta anos depois, rico e disposto a se vingar de todas as humilhações por que passou. Seus principais alvos são Hindley e Edgar. Primeiro ele se casa com Isabella, que depois o abandona e dá à luz um filho, Linton. Catherine morre após dar à luz sua filha Cathy, depois de uma discussão com Heathcliff. Hindley, afundado no alcoolismo, morre 6 meses após a irmã e o vilão acaba tomando toda a herança do filho deste, Hareton, e transformando-o em criado. Quando Isabella morre, seu filho vai à casa do tio mas o pai exige que o menino seja entregue a ele. Heathcliff deixa claro seu ódio contra todos, incluindo a geração seguinte a seus contemporâneos. Ele planeja o casamento de Linton e Cathy, o qual acontece após a jovem ser presa na mansão junto com Nelly. Mas o jovem morre e o pai se apropria da Granja também. Edgar morre poucos dias após o casamento da filha. Ao final, Heathcliff acaba perdendo o sentido de sua vingança, entrega-se à solidão e à loucura e morre. Cathy e Hareton se apaixonam e pretendem se casar no dia 01/01.


Vários foram os filmes feitos a partir desse livro que conquistou até personagens da literatura como Edward Cullen e Bella Swan. Se eles gostaram dessa história por que não gostaríamos nós do mundo real? No início a história foi classificada como sombria mas foi um sucesso de público e até hoje é um clássico da literatura inglesa. À época Emily publicou a história assinando 'Ellis Bell'. Suas irmãs também assinaram com nomes masculinos: Charlotte (autora de 'Jane Eyre') como 'Currer Bell' e Anne (autora de 'Agnes Grey') como 'Acton Bell'. Sua identidade só seria revelada em 1850, quando a autora já havia morrido e Charlotte revelou seu nome numa breve notícia biográfica. Recomendo a leitura dessa joia literária a todos que gostam de uma leitura ágil e que não embrome o tempo todo enchendo linguiça sem precisão. Depois trarei mais resenhas de livros e/ou filmes interessantes. Até mais, pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste seu comentário aqui.