Padre Fábio de Melo
Olá a todos! Como havia dito, vou postar hoje sobre a avareza, mais conhecida de todos nós como "sovinice". Alguns dizem que o termo latino foi erroneamente traduzido literalmente e que seu verdadeiro significado é "ganância". Mas isso não importa... Bem, o que é avareza? Grosso modo, é o apego excessivo ao dinheiro. O avarento acredita que todos os que se aproximam dele é única e exclusivamente pelos tostões que a criatura possui. A pior coisa que você pode fazer a um mão-de-vaca é pedir-lhe dinheiro. Prefere levar uma surra a se desfazer de um mísero centavo! Acham que perder qualquer coisa é um verdadeiro desastre. Li certa vez uma matéria numa revista sobre os maiores avarentos que já existiram. Não lembro os nomes deles, mas tinha uma mulher que multiplicou por dez a fortuna que herdou de um pai e de uma tia (se não me engano) e no entanto quando o filho precisou de ajuda médica procurou um serviço gratuito! A ficção está cheia deles, tais como:
NONÔ CORRÊA (Ary Fontoura) da novela Amor com amor se paga (1984)
Mesmo tendo uma grande fortuna (escondida, diga-se de passagem), o pão-duro colocou até cadeado na geladeira e apagava as luzes da casa depois de um certo horário. Tudo em nome da "economia"!
CONDE KLAUS (Cláudio Corrêa e Castro) da novela Chocolate Com Pimenta (2003)
Apesar de ser dono do maior banco da cidade, escondia os pratos em gavetas sob a mesa quando alguém chegava em sua casa.
TIA NENÉM (Ana Lúcia Torre) da novela Paraíso Tropical (2010)
Chegou a esconder comida no armário ao hospedar uma moça em seu apartamento e deixou a pobre moça só com pão e leite (pelo menos ela deixou o leite! kkkkkkkkkk).
SALOMÉ (Jandira Martini) da novela Morde E Assopra (2011)
A mulher era dona de vários imóveis da cidade e só pensava em ganhar mais e mais dinheiro. Perdeu tudo ao fazer um investimento num negócio, dando com os burros n'água e ficando pobre-de-marré-derci!
MONTGOMERY BURNS, do desenho animado 'Os Simpsons'
Dono da Usina Nuclear de Springfield, é o homem mais rico de lá, tendo uma nota de 1 trilhão de dólares na carteira.
EBENEZER SCROOGE, de Um conto de Natal.
Velho sovina que odiava Natais.
TIO PATINHAS, do desenho animado 'Duck Tales, os caçadores de aventuras'
O pato mais rico de Patópolis possui um gigantesco império financeiro. Tem um apego especial à sua moedinha da sorte. Vivia sozinho numa grande mansão, até que seu sobrinho Donald decidiu servir a Marinha e deixar Huguinho, Zezinho e Luisinho aos cuidados dele. Patinhas está sempre a procura de formas de aumentar e preservar a sua fortuna, procurando tesouros perdidos e fazendo negócios. Se há algo que lhe agrade mais que dinheiro é a família.
Como se vê, não é difícil encontrar um avarento por aí. Jesus advertiu-nos contra a avareza (Lucas 12:13-34 e 12:15). Portanto, pra que guardar tantos bens materiais? Não iremos levá-los pro além... Lembrem-se disso: onde estiverem seus tesouros, aí estará o vosso coração! Até mais, pessoal!
Olá,
ResponderExcluirParabéns pela matéria. Gostei muito mesmo!
Estou fazendo um trabalho para a faculdade que abrange esse tema, sobre o pecado da avareza.
Gostaria de saber se você se lebra que matéria é essa que você leu sobre os maiores avarentos que já existiram. Se souber de mais informações sobre ela, por favor, me mande por e-mail: btpinho@gmail.com
Obrigada, e mais uma vez, parabens! Belo Conteúdo!