sábado, 12 de maio de 2012

Os 7 Pecados - Soberba



Olá a todos! Hoje termina a série de posts sobre os pecados capitais e fecharemos com a soberba, de longe o mais grave de todos eles. Também conhecida como vaidade ou orgulho, é o sentimento negativo caracterizado pela pretensão de superioridade sobre as demais pessoas, levando a manifestações ostensivas de arrogância, por vezes sem fundamento algum em fatos ou variáveis reais. O livro bíblico de Provérbios tem várias passagens sobre o perigo da soberba. Por exemplo:

- Provérbios 11.2 – Em vindo a soberba, virá também a afronta; mas com os humildes está a sabedoria.
- Provérbios 13.10 – Da soberba só provém a contenda; mas com os que se aconselham se acha a sabedoria.
- Provérbios 16.5 – Todo o homem arrogante é abominação ao Senhor, certamente não ficará impune.
- Provérbios 18.12 – Antes da ruína eleva-se o coração do homem; e adiante da honra vai a humildade.
- Provérbios 29.23 – A soberba do homem o abaterá; mas o humilde de espírito obterá honra.
   
Segundo o filósofo Tomás de Aquino, a soberba era um pecado tão grandioso que era fora de série, devendo ser tratado em separado do resto e merecendo uma atenção especial. Aquino tratava em separado a questão da vaidade como sendo também um pecado, mas a Igreja Católica decidiu unir a vaidade à soberba, acreditando que neles havia um mesmo componente de vanglória, devendo ser então estudados e tratados conjuntamente. Pode-se dizer que a Igreja acertou, pois vaidade, orgulho, vanglória e soberba são basicamente a mesma coisa. A foto é um ótimo ilustrativo de soberba. A criatura se acha bem mais do que realmente é, se sente acima do bem e do mal, pensa que o mundo lhe deve obediência. Dignos de pena... Resumo da ópera: fica 'inchada' de tanto orgulho e não enxerga que terá o mesmo destino de todo mundo. Afinal, quando o soberbo morrer ele vai pro mesmo lugar do humilde: o túmulo! Vamos aos fatos: quem não conhece alguém que só anda no chão por que não pode flutuar (ou seja, que dá um passo parecendo que faz um favor à Humanidade)? Pois é, pessoal... O mundo tá cheio dessas pessoas. Aquelas que fazem questão de olhar os outros de cima, como se fossem efetivamente superiores aos outros. Não devemos achar que isso é exclusividade dos ricos. Até porque existe muita gente com muito $$$$ no banco que é mais humilde que muito pobre que se acha a última bolacha do pacote! Os pobres também podem experimentar a soberba ao se considerarem especiais e buscando fingir serem o que não são. A correção da soberba ocorre única e simplesmente por meio da humildade. É agindo com simplicidade que se consegue combater a soberba nas suas mais diversas formas, evitando a ostentação, contendo as vaidades e olhando o mundo não apenas a partir de si, mas principalmente ao redor de si. O soberbo vê o mundo começando a partir de si, enquanto o correto seria que ele olhasse ao redor, comparasse, analisasse e traçasse seu caminho individualmente, com virtude e solidariedade. A soberba basicamente só faz mal a uma pessoa: quem sente, tal e qual a inveja. Mas enquanto o invejoso guarda tal sentimento para si, se remoendo internamente (talvez até com medo das denotações negativas que tal sentimento pode compor), o soberbo tende a se mostrar, pois está enamorado com a própria existência. O soberbo se sente auto-realizado querendo sempre se mostrar pros outros, querendo despertar a inveja e a admiração dos outros como se isso elevasse sua estima ao máximo e lhe trouxesse prazer. Como diz a Bíblia, a humildade é o melhor caminho. Soberba (orgulho, vaidade, vanglória, ou que nome você queira dar) só vai te levar à sua própria ruína! Me arrisco a dizer que a soberba é uma forma de ignorância...

Enfim terminamos os posts sobre os 7 pecados: avareza, gula, inveja, ira, luxúria, preguiça e soberba. Talvez eu tenha deixado de dizer uma coisa ou outra sobre cada um, mas faz parte. Espero que tenham gostado! Se quiserem sugerir algum tema que considerem importante, vão em frente! Até mais, pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste seu comentário aqui.