"Não podemos banhar-nos duas vezes no mesmo rio, pois o rio nunca é o mesmo e nós nunca somos os mesmos".
Heráclito, filósofo grego
Olá a todos! Como diz a frase do Heráclito, nem o rio nem nós continuamos os mesmos. Às vezes quando falamos com alguém a pessoa diz que 'tá tudo na mesma'. Mas tanta coisa acontece em 24 horas... Então como assim tá tudo na mesma?! Você pode dizer que é o mesmo de 10 minutos atrás, por exemplo? Talvez você não tenha percebido uma mudança se aproximar. Algumas são realmente tão sutis que acabam passando despercebidas. Mas outras são bem mais repentinas e surgem nas nossas vidas como um raio. Nunca somos os mesmos o tempo todo. Enfim, vamos a algumas delas (sutis ou não):
- Sua letra não continua a mesma de, digamos, dois ou três anos atrás
Que espécie de afirmação é essa?! Você pode até não ter se dado conta, mas o modo como você escreve muda com o passar do tempo. É, meus caros, nem percebemos que isso acontece até que alguém faça um comentário, né? Às vezes o traçado de um 'a' pode ter mudado da esquerda pra direita, por exemplo. FATO: Mudança no traçado das letras das pessoas sempre acontece! Puxando a sardinha pro meu lado, posso dizer que a minha mudou e muito de algum tempo pra cá! kkkkk!
- Você já sentiu uma tristeza ou mágoa tão grande que te fez querer ter outra atitude face à vida
Tudo bem, nem só as tristezas nos fazem repensar atitudes. Mas pense bem: dizem que aprendemos pelo amor ou pela dor, e no caso dessa afirmação é pela dor. Alguém que te magoou de uma forma tão forte que fez com que você repensasse certas coisas e passasse a ter uma reação diferente do que tinha antes em determinadas situações. Isso até tem seu lado bom. Encarar a tristeza e a mágoa de frente acaba nos deixando mais fortes...
- Apareceu AQUELE amor especial que te fez pensar no rumo que sua vida anda tomando
Agora estamos falando em aprender pelo amor. Você costumava agir assim ou assado até que aparece A pessoa e aí o que fazer? Você começa a de algum modo tentar agradá-la, conquistá-la... e enfim, começam uma relação (oba!!!). Obviamente você vai pensar 'Será que isso ou aquilo' vai agradar a ele/ela? Se a criatura disser que não gosta de tal coisa, a tendência (acho) é que você se esforce pra melhorar e não fazer mais aquilo (pelo menos não na frente da pessoa...). Claro, isso se torna desculpável se for uma coisa pequena. Porque se for algo grande (e o amor também) então você vai acabar mudando radicalmente.
- Um milagre aconteceu
Vários são os relatos de conversão (por diversos motivos embora a essência seja uma só) de pessoas que antes tinham uma vida totalmente desregrada: fumavam todas, bebiam todas, viviam na esbórnia... o escambau! Então veio a experiência transcendental e balançou os alicerces. O que fazer? Você se abrirá à mudança. Algumas histórias são até bem impactantes...
Bem, pessoal... O rio não é o mesmo nem nós. Como puderam ver não dá pra gente simplesmente dizer que tá tudo na mesma simplesmente por uma razão: não tá! Coisas boas e ruins acontecem. As mudanças sempre acontecem. É preciso dar valor às pequenas coisas antes que se perceba o grande valor que elas tinham e que não enxergamos. Sem nenhuma pretensão, você não é o mesmo de quando começou a ler esse post! Até mais, pessoal!
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir