DESCRIÇÃO
É uma das flores mais populares no mundo, cultivada desde a Antiguidade. A primeira rosa cresceu nos jardins asiáticos há 5 000 anos. Na sua forma selvagem, a flor é ainda mais antiga. Fósseis dessas rosas datam de há 35 milhões de anos. Cientificamente, as rosas pertencem à família Rosaceae e ao gênero Rosa, com mais de 100 espécies, e milhares de variedades, híbridos e cultivares. São arbustos ou trepadeiras, providos de acúleos. As folhas são simples, partidas em 5 ou 7 lóbulos de bordos denteados. As flores, na maior parte das vezes, são solitárias. Apresentam originalmente 5 pétalas, muitos estames e um ovário ínfero. Os frutos são pequenos, normalmente vermelhos, algumas vezes comestíveis.
Atualmente, as rosas cultivadas estão disponíveis em uma variedade imensa de formas, tanto no aspecto vegetativo como no aspecto floral. As flores, particularmente, sofreram modificações através de cruzamentos realizados ao longo dos séculos para que adquirissem suas características mais conhecidas: muitas pétalas, forte aroma e cores das mais variadas.
LENDA
Conta a lenda que a Rosa foi criada por Clóris, a deusa grega das flores, a partir de um corpo sem vida de uma ninfa que ela encontrou certo dia em uma clareira no bosque.
Pediu ajuda de Afrodite a deusa do amor, que deu à flor a beleza.
Dionísio Deus do vinho, ofereceu seu néctar para lhe proporcionar um perfume doce, e as três graças lhe deram: encanto, esplendor e alegria.
Depois Zéfiro o vento oeste, afastou as nuvens com seu sopro para que Apolo o Deus Sol, pudesse brilhar e fazer a planta florecer. Desta forma a rosa nasceu e foi logo coroada 'Rainha das Flores'.
SIMBOLOGIA E AS CORES
Essas flores são cercadas de simbologia por causa das suas várias cores (naturais ou não). Seguem-se algumas:
VERMELHA: paixão, amor, respeito, admiração.
BRANCA: reverência, segredo, inocência, pureza e paz.
AZUL: verdadeiro amor eterno, raro, forte, que nunca se abala ou descolore, tradicionalmente significa mistério ou a busca _ ou o alcance do impossível. Tudo bem, não existe na vida real. Mas é muito bonita.
COR-DE-ROSA: gratidão, agradecimento, o feminino (muitas vezes aparece simbolizando o útero em algumas culturas).
CHAMPANHE: admiração, simpatia.
VERDE: calma, esperança, descanso da juventude e equilíbrio. Outra que só existe na imaginação.
PRETA: devoção total (é impossível se reproduzir uma rosa completamente negra).
ROXA: amor materno.
LARANJA: entusiasmo e desejo.
CINZENTA: desconsolo, aborrecimento e velhice. Realmente ela tem um aspecto triste mesmo.
Várias são as representações e menções às rosas desde a Antiguidade até hoje. Vou me abster de citá-las aqui, pois são muitas. Enfim, a flor sempre teve a aura do romântico, simbolizando amores e paixões. Como disse no início as rosas habitam principalmente o imaginário feminino, mas nós homens podemos aprender a simbologia dessas flores e usá-la a nosso favor. Concordam, amigos? Até mais, pessoal!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Poste seu comentário aqui.