"Os campos mais áridos não serão capazes de afogar seus desejos. As águas tempestuosas não serão capazes de enterrar seus sonhos. Mesmo que o vento queime tudo ao redor e o fogo sopre a ventania revolta que leva tudo pelos ares."
Resolvi iniciar esse post com essa poesia de minha autoria intitulada 'Poesia do Paradoxo' pra falar de um assunto um tanto, digamos, 'controverso': os paradoxos. Desde quando o campo afoga ou a água enterra? Como assim o vento queima e o fogo sopra? Assim é a vida. Já repararam como a vida é paradoxal? Viver é estranho. Se você não toma cuidado. é engolido por sua voracidade de existir. Mas falemos sobre os paradoxos da existência. Dá pra explicar o que é paradoxo? Bem, ele nada mais é (kkkkk) do que uma declaração aparentemente verdadeira que leva a uma contradição lógica, ou a uma situação que contradiz a intuição comum. Em termos simples, um paradoxo é 'o oposto do que alguém pensa ser a verdade'. Nunca se está satisfeito com nada. Se tá quente queremos frio, se tá frio queremos calor. Se a pessoa tá gorda quer emagrecer, se tá magra demais quer ganhar corpo. É um tal de ausência de presença da ausência presencial. Ou quem sabe da presença ausente. Vai entender... Acredito que esse trecho da canção 'Loneliness' da Laura Pausini explique um pouco o assunto:
♫I've been so up and down
Estive tão pra cima e tão pra baixo
So sad, so happy, feeling good and bad
Tão triste, tão feliz, me sentindo bem e mal
I'm young, I'm old, I laugh, I cry
Sou jovem, sou velho, eu rio, eu choro
I tell the truth, but that's a lie
Eu conto a verdade, mas é uma mentira
I've been so in and out
Estive tão dentro e tão fora
So wild, so well behavedTão selvagem, tão bem comportado
So pure, defiled♫
Tão puro, tão sujo
Muitas vezes nos sentimos assim. E é? Sim! Um ser humano é um turbilhão, então isso pode dizer que ele lida com paradoxos desde sempre, o que significa dizer que ele próprio é um paradoxo (será?). Difícil expressar certas coisas com palavras. Como é possível algo ser tão simples e ao mesmo tempo tão complicado? Olha só o paradoxo de novo aí gente! Uma outra coisa: já perceberam como a gente acaba magoando mais justamente aquelas pessoas que a gente mais gosta? Vivemos paradoxos todo instante. Sempre. Como disse no início, a vida é paradoxal. Espero que todos consigamos lidar bem com os paradoxos nossos de cada dia. Até mais, pessoal!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Poste seu comentário aqui.